A magazine about futures and housing in Portugal

JUSTO CUSTO

Justo Custo é uma revista nascida da vontade de ouvir e compreender as dificuldades, os desejos, as necessidades e as experiências no setor da habitação em Portugal, e o que isto representa como desejos coletivos, como ténues sinais para possíveis futuros.

É uma abordagem curiosa e artesanal, um espaço de investigação, reflexão e imaginação comum, construído em torno das palavras daquelas e daqueles que imaginam e experimentam alternativas de habitação.

Justo Custo é uma construção concebida a partir de uma montagem de vários materiais, matérias-primas brutas e refinadas, recolhidas, recebidas, doadas ou emprestadas, que se desdobram num suporte físico, um objeto frágil num mundo ruidoso, mas que tenta ouvi-lo.

Cada número temático compõe uma paisagem arbitrária, produzida de forma iterativa: histórias verdadeiras e ficcionais, conversas, fotografias, dados, e até sons.

Através desta pluralidade de pontos de vista, Justo Custo aborda questões de equidade, de partilha de recursos e espaços (justo), e as consequências da sua mercantilização (custo).

Com a banda sonora original de BLOUZouki, um conto de Rachael McGill e duas obras de Emilie Faline.

Related works